terça-feira, 19 de agosto de 2014

Isto é corrupção

Nunca ir contra a lei Brasileira atualmente é algo quase impossível de se fazer. Certa vez nosso carro foi detido no pátio por estar com a revisão desatualizada, uma vez detido não podíamos fazer a revisão porque estava no pátio e não podíamos tirar do pátio por estar sem revisão, fomos obrigados a pagar um extra aos funcionários locais para que liberassem o carro.

Esta é a forma mais justificável de corrupção. Aquela inevitável e aceita
pela sociedade, mas não é a única que existe e principalmente não é a única que praticamos em nossa rotina. Eu confesso que pratiquei corrupção de forma imoral, aquela que não precisava existir, não porque eu tenha bolado um plano malévolo tentando passar a perna em alguém, mas sem querer.
Em uma ida ao cabelereiro do shopping comecei a pleitear o menor preço possível como todo bom Brasileiro faz, mas mesmo o preço mais baixo que me foi oferecido era mais caro do que o que eu costumava pagar fora do shopping.
O profissional que me atendeu explicou que isso era resultado do aluguel do salão dentro do shopping que encarecia o preço de todos os serviços e me ofereceu a seguinte troca: Dentre os dois serviços que eu pretendia fazer ali, um deles eu pagaria pelo preço normal para o salão, o outro seria feito mais barato e pago diretamente ao cabelereiro sem avisar ao salão sobre a troca de preços.

É difícil ver como isso se aplica ao termo corrupção, mas perceba, ao pagar uma pessoa para fazer um serviço para mim durante o tempo do dia incluso no salário dela, estou roubando do salão esse tempo pago ao funcionário deles. Portanto isso é roubo, na forma de corrupção porque eu corrompi o funcionamento do salão.

A maioria das pessoas, na minha situação, faria o mesmo e esse é o mais preocupante! Tantas coisas nós fazemos no dia a dia que são consideradas corrupção, mas que “todo mundo faz” e por isso deixam de ser preocupantes na mente dos Brasileiros.

Um exemplo é o comércio de “vídeos piratas” que ao serem copiados não pagam direitos autorais deixando os autores do vídeo sem sua parte na venda. Uma coisa socialmente aceita é comprar o pirata quando você não concorda com o preço abusivo do original, o que é uma forma de protesto, outra coisa é comprar o pirata julgando-se mais esperto por não ter sido honesto e ter economizado dinheiro, isso é o que a maioria faz.
Portanto é por esse motivo que quando vejo uma notícia como esta, fico com pena. Esses políticos não são do mesmo partido então não fizeram um complô para ir contra a lei, eles não roubaram dinheiro e sim pegaram comida de uma cozinha do setor público para fazer uma festa dentro do poder público, apenas fizeram algo que “todo mundo faz” e nem pararam para pensar que aquilo se encaixava em corrupção. Não estou justificando suas atitudes, elas foram erradas, mas poderiam ter acontecido com qualquer um.
O "jeitinho Brasileiro" como é chamada essa cultura do esperto desonesto é a causa da maior parte dos problemas políticos no país, essa cultura não se encaixa com a ética que uma cidade deve ter, pois não adianta trocar todos os políticos por cidadãos "do povo" porque o Povo é corrupto também.

A "corrupção justificada", no Brasil, infelizmente existe como citada no início do texto quando não há outra alternativa, portanto não vou aconselhar ninguém a seguir a lei cem por cento. Aconselho apenas que meçam suas atitudes fazendo aquilo que é bom para a comunidade, justo e de boa fama. Devemos sempre pensar “por quanto eu estou me vendendo?” calculando a diferença de gastos entre uma atitude honesta e a corrupção fica perceptível que o dinheiro economizado não vale a nossa integridade.

Pagar o cabelereiro “por fora”= "Eu me vendi por R$100,00"

Comprar filme pirata = "Eu me vendi por R$10,00"

Pegar churrasco da cozinha pública- preço de um churrasco

Vender seu voto- uma cesta básica/ bolsa família/ favor
 
Assim como a célula é a unidade viva do corpo, a pessoa é a unidade viva do estado. Quer um país sem corrupção? Seja honesto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário